[HTML][HTML] Doxycycline use in patients with lymphangioleiomyomatosis: safety and efficacy in metalloproteinase blockade

SP Pimenta, BG Baldi, MMP Acencio… - Jornal Brasileiro de …, 2011 - SciELO Brasil
Jornal Brasileiro de Pneumologia, 2011SciELO Brasil
OBJETIVO: A linfangioleiomiomatose (LAM) é caracterizada pela presença de cistos
pulmonares, cuja formação está associada à hiperreatividade de metaloproteinases de
matriz (MMP), principalmente MMP-2 e MMP-9. Objetivamos comparar os níveis dessas
MMPs entre pacientes com LAM e controles saudáveis, assim como avaliar, nas pacientes
com LAM, a segurança ea eficácia do tratamento com doxiciclina, um potente inibidor de
MMPs. MÉTODOS: Estudo clínico prospectivo no qual as pacientes com LAM receberam …
OBJETIVO
A linfangioleiomiomatose (LAM) é caracterizada pela presença de cistos pulmonares, cuja formação está associada à hiperreatividade de metaloproteinases de matriz (MMP), principalmente MMP-2 e MMP-9. Objetivamos comparar os níveis dessas MMPs entre pacientes com LAM e controles saudáveis, assim como avaliar, nas pacientes com LAM, a segurança e a eficácia do tratamento com doxiciclina, um potente inibidor de MMPs.
MÉTODOS
Estudo clínico prospectivo no qual as pacientes com LAM receberam doxiciclina (100 mg/dia) por seis meses, coletando-se amostras de urina e sangue para a dosagem de MMP-2 e MMP-9 antes e ao final do período. Foram ainda obtidas amostras de 10 mulheres saudáveis.
RESULTADOS
De 41 pacientes com LAM que iniciaram o tratamento, 34 concluíram o protocolo. Os níveis de MMP-9 sérica e urinária foram significativamente inferiores no grupo controle (p < 0,0001). Comparando-se os valores antes e após o tratamento, a mediana do nível sérico da MMP-9 reduziu de 919 ng/mL para 871 ng/mL (p = 0,05), enquanto a mediana da dosagem urinária de MMP-9 diminui de 11.558 pg/mL para 7.315 pg/mL (p = 0,10). A mediana da MMP-2 sérica apresentou um decréscimo significativo após o tratamento (p = 0,04). Não foram detectados níveis de MMP-2 urinária. Epigastralgia, náuseas e diarreia foram os efeitos adversos mais prevalentes, e geralmente autolimitados. Apenas 1 paciente interrompeu o tratamento devido a efeitos colaterais.
CONCLUSÕES
Pela primeira vez, conseguiu-se evidenciar em pacientes com LAM a redução dos níveis séricos e urinários de MMPs após o uso de doxiciclina, que se mostrou uma medicação segura, com efeitos colaterais leves e toleráveis.
SciELO Brasil